terça-feira, 17 de dezembro de 2013
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
sábado, 26 de outubro de 2013
Como surgiu o pano de prato? Guardanapo? Pano de copa?
Surgiu, no séc. XI, da necessidade de evitar constrangimentos... Antigamente, na Idade Média (período europeu, que foi mais ou menos, dos anos 700 a 1500 d.C.), as pessoas tinha hábitos estranhos, como limpar as mãos em animais,como cachorros e coelhos. Além dos bichos, as pessoas costumavam limpar as mãos e a boca na toalha da mesa ou em suas próprias roupas...Eca!
No séc. XIII, surgiram os touailles (pedaços de pano suspensos na parede) utilizados pelas pessoas quando sentissem necessidade e, fora isso , para cobrir restos de comidas.
O guardanapo pendurado no pescoço foi ideia de Henrique III, rei da França(1574 a 1589), um apaixonado por morangos, que não queria manchar suas roupas reais!
Quanto ao surgimento do pano de prato, não tem data específica. Mas o livro de anotações culinárias do pintor, inventor e mestre cuca Leonardo da Vinci, indica que o guardanapo é mais uma de suas obras, que é do séc. VXI. Pode ter sido mesmo aí o surgimento do pano de prato, já que Leonardo da Vinci era um ótimo cozinheiro, abriu um restaurante na Itália, junto com outro grande pintor: Alessandro Botticelli.
Daí tudo leva a crer que, de acordo com sua necessidade tenha surgido o tal
Vamos aos significados de:
- Pano de prato-é um pano que mede aproximadamente 45 cm x 70 cm (não é padrão), que é muito útil na cozinha para enxugar talheres, louças e etc. Serve também para enfeitar a cozinha.
- Pano de copa- digamos que seja o jeito mais sofisticado de chamar pano de prato, a função é a mesma mas, a ideia é refinar o produto. Amigas coloquei aqui praticamente com minhas próprias palavras ( já que não encontrei definição no dicionário), tirem as suas próprias conclusões
- Guardanapo- s.m. pano, ordinariamente branco e quadrado, com que à mesa se limpa a boca. ( De guardar+ fr. nappe.) Esse é o significado correto.
Beijos e até a próxima!
sexta-feira, 25 de outubro de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)