sábado, 26 de outubro de 2013

Como surgiu o pano de prato? Guardanapo? Pano de copa?

 Surgiu, no séc. XI, da necessidade de evitar constrangimentos... Antigamente, na Idade Média (período europeu, que foi mais ou menos, dos anos 700 a 1500 d.C.), as pessoas tinha hábitos estranhos, como limpar as mãos em animais,como cachorros e coelhos. Além dos bichos, as pessoas costumavam limpar as mãos e a boca na toalha da mesa ou em suas próprias roupas...Eca!
  No séc. XIII, surgiram os  touailles (pedaços de pano suspensos na parede) utilizados pelas pessoas quando sentissem necessidade e, fora isso , para cobrir restos de comidas.
  O guardanapo pendurado no pescoço foi ideia de Henrique III, rei da França(1574 a 1589), um apaixonado por morangos, que não queria manchar suas roupas reais!
  Quanto ao surgimento do pano de prato, não tem data específica. Mas o livro de anotações culinárias do pintor, inventor e mestre cuca Leonardo da Vinci, indica que o guardanapo é mais uma de suas obras, que é do séc. VXI. Pode ter sido mesmo aí o surgimento do pano de prato, já que Leonardo da Vinci era um ótimo cozinheiro, abriu um restaurante na Itália, junto com outro grande pintor: Alessandro Botticelli.
Daí tudo leva a crer que, de acordo com sua necessidade tenha surgido o tal


Vamos aos significados de:


  • Pano de prato-é um pano que mede aproximadamente 45 cm x 70 cm (não é padrão), que é muito útil na cozinha para enxugar talheres, louças e etc. Serve também para enfeitar a cozinha.
  • Pano de copa- digamos que seja o jeito mais sofisticado de chamar pano de prato, a função é a mesma mas, a ideia é refinar o produto. Amigas coloquei aqui praticamente com minhas próprias palavras ( já que não encontrei definição no dicionário), tirem as suas próprias conclusões
  • Guardanapo- s.m. pano, ordinariamente branco e quadrado, com que à mesa se limpa a boca. ( De guardar+ fr. nappe.) Esse é o significado correto.

              Beijos e até a próxima!








3 comentários:

  1. Que legal uma aula de cultura falando de um objeto tão simples mais indispensável em nosso dia a dia.
    Adorei sua visita em meu blog , vou te seguir pra mantermos contato.Apareça mais vezes.
    bjs
    Marta

    ResponderExcluir
  2. Gostgei disso!
    Bem interessante ...
    Norminha

    ResponderExcluir
  3. Oie, vim conhecer teu blog e adorei teus posts e trabalhos, parabéns colega!
    Já estou seguindo e voltarei sempre!
    Te espero lá no meu cantinho, ficarei muito contente com sua visita, bjks!
    http://baudocroche.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir